Dicas para Conservar seu Sofá por Muito mais Tempo
- Agosto 19, 2018
Exatamente por ser um móvel de muito uso numa casa, e peça importante na sua decoração, é fácil que o sofá sofra desgastes num curto período de tempo e que estes desgastes fiquem bem evidentes. No entanto, muita gente não conhece dicas básicas de manutenção deste móvel. Aqui vamos apresentar alguns aspectos que merecem atenção, portanto fique ligado!
Usar Capas e Mantas
Capas ou mantas são uma ideia excelente para ajudar a conservar o sofá, porque costumam ser mais fáceis de limpar, diminuem a chance de manchar ou até perfurar o móvel e são mais baratas de serem substituídas. Além disso, há muita variedade de cores, estampas e tecidos para escolher, e elas ainda garantem um charme rústico a determinados ambientes.
Escolher o Tecido do Estofado
Isto não é tão simples como pode parecer à primeira vista. A questão é que é preciso levar em consideração, além do preço e das cores, a facilidade de limpeza, a presença de crianças ou animais, e até se a casa está localizada num lugar de clima quente.
Para casa com crianças, o melhor é jacquard ou tecido sintético (poliéster ou polipropileno).
Para casa com animais, é ideal o couro ou o couro sintético.
Para casa em clima quente, a escolha certa é couro, camurça, linho, sarja ou veludo.
Manter longe do Sol e da Umidade
Estes são dois grandes inimigos do sofá, por razões diferentes! O excesso de umidade no ambiente cria ácaros, bactérias e fungos, que se instalam no móvel porque combina exatamente as circunstâncias preferidas por eles: umidade e escuridão. Com o tempo, a saúde de quem o usa fica prejudicada, principalmente com alergias respiratórias graves. Uma forma de proteger o sofá de umidade é garantir que ele tome um pouco de Sol.
No entanto, Sol em excesso deteriora certos tecidos e age sobre as cores, enfraquecendo-as; além disso, se ele tiver uma parte em madeira, ela também pode ser prejudicada. Assim, garanta que o sofá esteja posicionado de modo a não receber os raios diretamente: estude sua posição na sala, tamanho e localização das janelas e os horários em que a incidência é maior – feche as cortinas, que podem estar protegidas por forro ou serem persianas.
Cuidado com Objetos Perfurantes
Tome cuidado para não se aproximar do sofá com objetos como garfos, facas, canetas, lápis, tesouras, etc. Isso vale também para roupas com detalhes que também podem perfurar o sofá, causando rombos que dificilmente poderão ser consertados ou disfarçados. É importante pensar nisso também se há crianças ou animais por perto!
Não Force as Molas
Ou seja, não fique nem permita que ninguém fique em pé ou pule no sofá. Mesmo que nada aconteça por algum tempo, as molas não são indestrutíveis.
Impermeabilizar
O natural, quando algo que mancha cai no sofá, é que seu tecido o absorva rapidamente. Assim, impermeabilizar é outra ótima forma de proteger o sofá, mas o recomendado é que isso seja feito apenas por empresas especializadas. Isso porque elas utilizam produtos diferentes das soluções caseiras vendidas em supermercados. O objetivo é formar uma resina para proteger o tecido, impedindo que ele absorva manchas de sujeira, e não desbote nem se deteriore.
O ideal é pedir a uma empresa especializada que impermeabilize o sofá uma vez por ano.
Atenção: couro não pode ser impermeabilizado. Ele pede hidratação com silicone líquido ou vaselina, aplicados com flanela de 3 em 3 meses.
Como Limpar
Este é um capítulo à parte. Depende muito do tecido do estofado e da sujeira que precisa ser limpa. Uma dica é conferir a etiqueta atrás do sofá, que informa o melhor jeito de limpá-lo.
Na dúvida, o melhor é contar com o atendimento de uma empresa especializada em limpeza de sofás.
Acesse o site www.lsslaveseusofa.com.br e conheça o trabalho da Lave Seu Sofá.
Curta as nossas redes sociais: